NOTÍCIAS

A Rua de Belomonte é uma gravura. Ou várias

Publicado em 08/06/2018
Fonte: Publico.pt

Duas lojas emblemáticas da rua receberam participantes na acção Moving Street, que transformaram em gravuras as impressões recolhidas

Rui Rodrigues já está habituado a que lhe entrem pela loja e oficina com máquinas fotográficas apontadas e rostos mais ou menos curiosos. A Escovaria de Belomonte, no coração do centro histórico do Porto, integrou o primeiro lote de estabelecimentos da cidade a ser reconhecido no âmbito do programa de proteção Porto de Tradição e, quem passa, dificilmente deixa de reparar nas vassouras coloridas a adornar a entrada da loja ou no trabalho miudinho que se faz nas traseiras, na oficina. Mas, esta manhã, o grupo de curiosos que lhe ocupou o espaço era outro – estavam ali para descobrir o que, dali a nada, iriam desenhar e transformar numa gravura. Tudo sem sair da rua.

Eram 18 participantes guiados por Graciela Machado, investigadora do i2ADS – Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), no âmbito do evento internacional de gravura Pure Print, que arrancou no Porto e segue, no próximo mês, para Porto Alegre, no Brasil. Por cá, a ação desenvolvida foi batizada de Moving Street e centrou-se na Rua do Belomonte. Graciela, que está habituada a percorrer as ruas da cidade, disse que encontrou aqui uma artéria em que ainda existe “capacidade de produção com características locais” e excelentes exemplos que, com as suas especificidades, traduzem o que tem estado a mudar no Porto. A Escovaria como espaço “emblemático, de sobrevivência, resistência e adaptação”. Logo a seguir, a porta fechada para onde se mudou a loja de encadernação Heróica, depois de deixar a Rua das Flores, e que marca os negócios “perdidos”. E um pouco mais à frente, o rés-do-chão onde Manoel Costa, de 73 anos, mantém “o último reduto das antigas drogarias da cidade”, nas palavras de Graciela.

Foto: Escovaria de Belomonte. Nelson Garrido


...

Clique aqui e leia a matéria completa.

ARQUIVO DE NOTÍCIAS
voltar
REALIZAÇÃO:
APOIO: