NOTÍCIAS

Você criou uma obra e vai inscrevê-la em um prêmio? Não esqueça de assiná-la

Publicado em 17/07/2018

Especialista em artes, Uiara Bartira reforça a importância de uma obra assinada

A cada ano, o Prêmio Ibema Gravura movimenta estudantes e amantes da arte da gravura para que inscrevam as suas obras no único prêmio do gênero promovido pela iniciativa privada. Dezenas e, até, centenas de obras chegam para serem analisadas pelo corpo de jurado formado por renomados especialistas em gravura e design. No entanto, muitas vezes, a obra tem qualidade, mas não segue as Normas Internacionais para Numeração e Assinatura da Gravura de Arte.

“Uma pena, pois não podemos considerar obras não assinadas nem datadas, afinal, sem o nome do artista, temos dificuldades até de comunicar uma eventual classificação”, revela a artista plástica especializada em gravura, pintora, professora de artes e jurada do Prêmio Ibema Gravura, Uiara Bartira.

No mundo profissional da arte, uma obra é considerada um sistema simbólico intimamente relacionado às experiências e representações dos indivíduos e da coletividade, por isso, a falta de assinatura e data devidamente registrada compromete a avaliação de todo o trabalho. “Um avaliador indaga sobre autenticidade da obra. Se ela está assinada e segue as normas internacionais significa que foi valorizada por quem a criou. Já a falta de data de execução, impede a identificação do período de referência do artista. Sem data e sem assinatura a valorização monetária da obra fica bem comprometida”, esclarece Uiara Bartira.

Por isso, a coordenação do prêmio lembra aos estudantes interessados em participar da edição deste ano que não deixem de assinar as suas obras, afinal esta é uma etapa importante para a profissionalização do artista. As assinaturas devem ser feitas a lápis, sendo que a numeração deve estar à esquerda e logo abaixo da imagem, o título no centro e o ano à direita.

Para mais informações, acompanhe aqui no site em nossas redes sociais!

ARQUIVO DE NOTÍCIAS
voltar
REALIZAÇÃO:
APOIO: