

APRESENTAÇÃO
O maior prêmio do Brasil voltado para a arte da gravura

Idealizado e realizado pela iniciativa privada, tem o objetivo de difundir esta arte milenar e revelar grandes talentos, além de estimular e promover artistas que ainda estão em formação.
O Prêmio é voltado para estudantes de cursos superiores e de escolas de artes gráficas de todo o país a dar visibilidade às suas obras por meio da participação e exposições de suas artes no concurso. Após várias edições, o prêmio se consolidou como uma importante etapa de aprendizagem, sendo incluído no calendário acadêmico de várias universidades do país, contribuindo com a formação dos artistas.
Esta ação cultural criada em 2001 pela Ibema Papelcartão, terceira maior fabricante de papelcartão do Brasil e um dos maiores players da América Latina, chama atenção do mercado para a importância e beleza das técnicas, tão antigas, que utilizam o papel como um espaço em branco pronto para receber ideias e inspirações.
Esta é a contribuição cultural da atividade industrial em que a Ibema está inserida. Para a Ibema é um privilégio fabricar um dos primeiros produtos utilizados para o compartilhamento da escrita e de ideias milenares. O papel é o instrumento que possibilitou a abertura da sociedade e a transmissão de ideais, sejam eles culturais, políticos ou religiosos. Gerou a possibilidade de conhecer novos pensamentos, expectativas e novidades. Hoje estamos todos inseridos em um mundo digital, mas é em frente a um papel em branco que as inspirações mais fantásticas acontecem e se realizam.
Neste ano, a ação cultural pretende incentivar as artes gráficas, despertar o interesse dos jovens artistas para esta linguagem e, também, tornar mais acessíveis as obras em gravura.
A cada ano, a premiação oferece visibilidade e circulação nacional para as 20 melhores obras inscritas, analisadas e classificadas por um renomado corpo de júri, composto por especialistas em gravura e design gráfico.

"Esta é uma grande oportunidade para os estudantes mostrarem os seus talentos e, com isso, conseguir visibilidade nacional por meio da utilização desta linguagem, considerada por muitos intensa e que provoca a busca do conhecimento interior do artista. A pessoa que domina a técnica da gravura, acelera o seu processo de desenvolvimento em Arte. Apesar da sua aparente simplicidade, a gravura é complexa, considerada a orquestra sinfônica das artes plásticas."
Uiara Bartira - Artista plástica especializada em gravura, Consultora e Jurada do Prêmio.